A produção de alumínio começa com a matéria-prima bauxita

8 de dezembro de 2016 - às 18h12
  • a +
  • a -
A bauxita é uma rocha de cor avermelhada, formada por processos de laterização

A bauxita é uma rocha de cor avermelhada, formada por processos de laterização

Bauxita é uma rocha de cor avermelhada, formada por processos de laterização (transformação de minerais pela ação do clima, em ambiente tropical) e composta por óxidos de alumínio (gibbsita), ferro (goethita e hematita), titânio (anatásio) e minerais de argila (caolinita). Seu nome é derivado da localidade em que foi observada pela primeira vez – Les Baux (França), pelo geólogo Pierre Berthier, em 1821.

O Brasil ocupa a sexta posição no ranking dos produtores mundiais de alumínio primário, é o quinto maior em exportação desse metal não ferroso, mas está entre os primeiros em reserva de bauxita do planeta. Temos no país a terceira maior reserva de bauxita do planeta, localizada na região amazônica, onde nós, da MRN, operamos. Perdemos apenas para Austrália e Guiné.

Por isso, há mais de três décadas, a Mineração Rio do Norte ocupa um dos eixos principais da cadeia do alumínio no Pará, como fornecedora de matéria-prima para a produção desse metal. Temos a infraestrutura e a capacidade de produção necessárias ao atendimento dos mercados local e internacional.